quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O terceiro passo

Escolhido o curso, passa-se então à pesquisa das bolsas de estudo pertinentes.

A bolsa deve ser o último item a ser pesquisado, pois a maioria dos programas está ligado a governos e/ou instituições. Portanto, é preciso saber o país e universidade/curso para que sua busca pela bolsa seja completa.

Muitos candidatos me perguntam se há problema em participar de mais de um programa de bolsa. A resposta é não. Não há qualquer restrição às múltiplas candidaturas, desde que os requisitos de elegibilidade sejam cumpridos.

Entretanto, se for contemplado com diversas bolsas, deverá optar por apenas uma delas, caso haja cláusula expressa no manual do candidato.

4 comentarios:

Anônimo disse...

Olá estou a procura de bolsas de estudo para saúde ambiental em Portugal, porém a escola de saude pública de Potugal é privada, por isso estou a procura se poder me ajudar???
Mto obrigado
Tânia
taportella@hotmail.com

Daniela Silveira disse...

Tânia,

Creio que esteja falando da Escola Nacional de Saude Publica da Universidade Nova de Lisboa.
Trata-se de uma das melhores universidades privadas de Portugal. Entretanto, necessito saber o curso que pretende fazer para eu poder ajudá-la.

Anônimo disse...

obrigada Daniela, já me informei sobre a escola de Saúde Publica o que me preocupa é que é privada e tem um considerável custo, e como estou pleiteando uma bolsa não sei se a universidade disponibiliza.
O curso que estou procurando é referente a saúde coletiva, saúde ambiental.
Será quem tem como me auxiliar??
Muito obrigada

Daniela Silveira disse...

Tânia,

Informe se o curso é graduação, mestrado ou doutoramento.

De qualquer forma, entre em contato com o setor de relações internacionais e com a secretaria do curso que pretende fazer e pesquise sobre bolsas para brasileiros.

Postar um comentário