terça-feira, 29 de setembro de 2009

Passos para conseguir uma bolsa

O primeiro passo para quem deseja estudar no exterior é definir o país com base em seus conhecimentos lingüísticos.

O segundo, buscar universidades, entrar em contato direto e pesquisar os cursos ministrados. O candidato deve ter atenção em relação à grade curricular, carga horária, linha de pesquisa e requisitos de admissão.

Escolhido o curso, passa-se então à pesquisa das bolsas de estudo pertinentes.

A ordem sugerida acima privilegia a escolha do curso e não a busca do curso em detrimento da bolsa existente.

Eu concordo que para a maioria dos candidatos a bolsa é um pré-requisito para a realização do curso no exterior. Entretanto, ela deve cumprir o seu verdadeiro papel: suprir as necessidades do estudante durante a realização do CURSO.

Atualmente a realidade é outra: os estudantes descobrem uma bolsa de estudos e saem à procura de um curso que se enquadre dentro daquele programa. O curso, nesta situação, é totalmente secundário. O que importa é aproveitar a oportunidade de ganhar uma bolsa e ir para o exterior.

O resultado dessa inversão é sempre desastroso. A cada dia vejo mais estudantes abandonando seus cursos ou retornando frustrados. A resposta é sempre a mesma: “o curso não era o que eu imaginava”.

A escolha do curso é essencial para o desenvolvimento do projeto como um todo. Ele deve ser um estímulo e não uma frustração.

3 comentarios:

Anônimo disse...

Olá! tô chegando agora e vi que o blog é show! faço ciências sociais na federal da Paraíba e por sugestão de minha orientadora pretendo fazer mestrado em Antropologia em alguma universidade de Portugal,em fins de 2010 ou início de 2011. Qualquer sugestão será bem-vinda...começo a pesquisar agora! bjão!

Daniela Silveira disse...

Sugestão de algumas instituições com bons mestrados em Antropologia:

Universidade de Coimbra
ISCTE
Universidade Tecnica de Lisboa
Universidade Nova de Lisboa

Unknown disse...

Daniela, o que vc quer dizer com "entrar em contato direto com a universidade"?

Postar um comentário