terça-feira, 29 de setembro de 2009

Empenho, Planejamento e Pesquisa

Toda pessoa interessada em estudar no exterior deve pesquisar muito. É preciso descobrir as universidades, os cursos ministrados, a grade curricular, a carga horaria, os requisitos de admissão, os possíveis programas de bolsas, como e quando se candidatar, os documentos necessários, etc.. Enfim, é muita informação a ser descoberta.

Entretanto, a experiencia tem me mostrado que muitos candidatos são bastante "preguiçosos". Recebo vários emails diariamente solicitando informações sobre "quais universidades existem naquele país" ou "indicação de curso, qualquer um em qualquer país" ou ainda "desejo todas as informações sobre universidades e todas as informações sobre bolsas de estudos o mais rápido possível, pois estou viajando daqui há 3 meses". Chamo esses candidatos de "sonhadores" - aqueles que "querem, mas não tem determinação e empenho suficiente para levar seus projetos adiante" .

Estudar no exterior requer muito empenho, pesquisa e planejamento prévio. Hoje, com a internet, é possível descobrir as universidades, bem como todas as informações a respeito do curso e da maioria dos programas de bolsas. O que falta é força de vontade e determinação em pesquisar e planejar com antecedência mínima de 01 ano.

Portanto, se tomaram a decisão de deixar o país, familia e emprego para estudar no exterior, sejam empenhados e pesquisem. A preguiça e a comodidade são inimigas de quem quer ser admitido em uma universidade estrangeira e/ou espera ser contemplado com uma bolsa de estudos.



8 comentarios:

Felipe Borba disse...

Olá Dani,
eu gostaria de parabenizar você pela sua iniciativa e pela imensa ajuda que você deu a mim e a muitas outras pessoas que não tinham tanta experiencia com a bolsa de estudo no exterior.
É verdade também que as pessoas já não pesquisam e querem conseguir tudo facilmente,e e gostei de como você classificou essas pessoas:sonhadores.
bem Dani, nunca desanime com o seu blog,pois sempre vai ter alguém lendo ele e sempre sendo ajudado com as suas dicas.
Abraço
Felipe Borba

Daniela Silveira disse...

Felipe,

Fico feliz em saber que as dicas lhe ajudaram!
O retorno é sempre muito gratificante.
Volte sempre ao blog e caso tenha alguma sugestão, envie para daniela@tagusinternacional.com.br

Unknown disse...

Ola, Dani...

Eu nao sei nadinha de nada sobre ir para o exterior.... quero me integrar nesse assunto... Agradeceria se vc me ajudar... Estou no 2º ano do curso de Letras Port Ing... e depois penso em ir pra fora aperfeiçoar meu ingles.. fazer uma pós fora.. Nem sei se isso é possível.. sou muito leiga nesse assunto... como vi q vc sinalizou q devemos planejar isso muito bem e com antecedência.. acho q já é a hora de começar a correr atrás...

Você poderia me ajudar com instruções, escolha de país, universidades e etc...


Valeu, Brigada!!!

Vanessa
vanessa_f_moura@yahoo.com.br

Vivian disse...

Olá Dani.. parabéns pelo seu blog, espero que aqui possamos encontrar as respostas e ao mesmo tempo ajudar um ao outro com dúvidas. sei que nada na vida é facil, devemos sempre correr atras dos nossos objetivos, e persistir sempre. Sou graduada no brasil em Pedagogia e no momento to fazendo uma Pós, sobre as tecnologias na escola. não exerço ainda minha profissão por falta de vagas,hoje o mercado de trabalho esta muito disputado, mas meu sonho mesmo é fazer um mestrado, mas ainda sou leiga nesse assunto. Daqui mas um tempo, estou indo acompanhar meu marido que é portugues, para ir morar de vez em portugal. e pensei na hipotese de tentar um mestrado por lá, não sei bem como isso funciona, se só existe mestrado particular, ou se existem possibilidades de bolsas. minha preocupação mais é com parte de documentação. o que eles exigem.

um super e mega abraço a ti.. e fica na paz de Deus... bjosss

Daniela Silveira disse...

Vanessa,

Sim, o planejamento é fundamental. Desde já informo que Portugal concede bolsas para mestrado na sua área. Pesquise no site do Instituto Camões os programas disponíveis. Leia o manual do candidato e qualquer dúvida, entre em contato.

Daniela Silveira disse...

Vivian,

Todos os mestrados são pagos, inclusive os cursos ministrados em universidades públicas.
Entretanto, na sua área há possibilidade de bolsa. Sugiro que pesquise no site do Instituto Camões e Calouste Gulbenkian. Creio que encontrará algo voltado a sua área.

Quanto a documentação exigida, você poderá consultar desde já nos sites das universidades.

Qualquer dúvida, estou a disposição.

Sandra SILVA disse...

Ola, eu também estudo em são paulo, em uma unversidade de não possui convenio com o monesia por exemplo e também com nenhuma universidade portuguesa. Sou aluna de Psicologia e tb gostaria de realizar um intercambio em portugal.
Venho ja ha alguns meses pesquisando evi muitas grades que coincide com a minha e da qual gosto muito. Mas tenho feito tudo isso sozinha, tenho muitas duvidas, se puder me enviar um email para trocarmos informações, desde ja agradeço;
msilva.sandra@gmail.com

Daniela Silveira disse...

Sandra,

Sinta-se a vontade para enviar suas dúvidas ao email daniela@tagusinternacional.com.br

Postar um comentário