domingo, 11 de outubro de 2009

Espanha

A admissão em uma universidade espanhola é relativamente simples e o país está entre os que mais concedem bolsas a estrangeiros.

Trata-se de um país burocrático. O sistema de ensino é classificado, por muitos, como mediano. Entretanto, Universidades como Complutense de Madrid e Carlos III são referência na Europa.

O principal teste de proficiência é o DELE, que pode ser feito no Instituto Cervantes. São poucas as universidades que os exigem na admissão, mas os programas de bolsa privilegiam os candidatos que possuem o DELE.

Brasileiros que desejam fazer mestrado devem optar pelo “Máster oficial”, que está em conformidade com o Processo de Bolonha, portanto, um grau reconhecido e passível de ser revalidado no Brasil.

Há muita dúvida em relação ao “doutoramento direto”, ou seja, admissão a um curso de doutorado sem exigência de mestrado prévio. Entretanto, esta possibilidade foi extinta após a implantação do Processo de Bolonha. Atualmente na Espanha, o mestrado é um pré-requisito para ser admitido ao doutoramento.

Leia Mais…

domingo, 4 de outubro de 2009

Portugal

Portugal tem sido um dos roteiros mais procurados para realização de pós-graduação no exterior. Para alunos de direito e ciências sociais, o país é referência.

A língua é um atrativo aos que não dominam outros idiomas e exime a apresentação de teste de proficiência, o que facilita o processo de admissão ás universidades. Outra vantagem são os convênios firmados entre Brasil e Portugal que facilitam a equivalência dos títulos. Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, o reconhecimento do título não é automático. As universidades, tanto brasileiras quanto portuguesas, exigem que os interessados dêem entrada em processo documental.


Universidades públicas renomadas:

• Universidade de Coimbra
• Universidade do Porto
• Universidade do Minho
• Universidade Técnica de Lisboa
• ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa
• Universidade Clássica de Lisboa


Universidades particulares renomadas:

• Universidade Nova de Lisboa
• Universidade Católica Portuguesa

Leia Mais…

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O terceiro passo

Escolhido o curso, passa-se então à pesquisa das bolsas de estudo pertinentes.

A bolsa deve ser o último item a ser pesquisado, pois a maioria dos programas está ligado a governos e/ou instituições. Portanto, é preciso saber o país e universidade/curso para que sua busca pela bolsa seja completa.

Muitos candidatos me perguntam se há problema em participar de mais de um programa de bolsa. A resposta é não. Não há qualquer restrição às múltiplas candidaturas, desde que os requisitos de elegibilidade sejam cumpridos.

Entretanto, se for contemplado com diversas bolsas, deverá optar por apenas uma delas, caso haja cláusula expressa no manual do candidato.

Leia Mais…